segunda-feira, 11 de junho de 2007

Turismo Sem Fronteira Brasil e Paraguai


Turismo Sem Fronteira é desenvolvido com sucesso


O turismo é considerado hoje uma das atividades que mais cresce no Estado. Pensando no desenvolvimento do setor, o Sebrae em Mato Grosso do Sul, com o apoio de vários parceiros, implantou o Projeto Turismo sem Fronteira Brasil e Paraguai desenvolvido nos municípios de Ponta Porã (Brasil) e Pedro Juan Caballero (Paraguay). A intenção é consolidar o Turismo Binacional como atividade econômica para o desenvolvimento sustentável, capacitando e integrando a cadeia produtiva e a comunidade, mostrando que a fronteira tem outras opções além do turismo de compra, com atrativos naturais e históricos para serem explorados.

Desde que foi contratualizado, em julho de2006, o Projeto vem sendo desenvolvido com muito sucesso. Dentre as ações realizadas destaca-se a visita de uma missão técnica em Assunção (PY ), com o objetivo de efetivar parcerias. A participação de empresários, representantes das prefeituras e instituições parceiras na caravana de negócios que esteve no Salão do Turismo – Roteiros do Brasil, que também foi importante para conhecer os roteiros do Estado e estabelecer rede de contatos com empresários de outras regiões do país.

Com o intuito de implantar um programa de ações para estruturar o setor de turismo, a fronteira recebeu a visita de representantes das instituições paraguaias CEPAE e Instituto Paraguayo de Artesania. Também faz parte das ações a organização do espaço destinado para compras, para tanto, o Sebrae Nacional apoiou uma Pesquisa sobre o perfil do empresário instalado na Linha Internacional, com a intenção de implantar um projeto de melhorias na linha e também oportunizar capacitação, local adequado e estratégias de inserção mercadológica para este público, que movimenta o comércio na fronteira.

Em outubro a fronteira recebeu representantes do Projeto PROMOS, coordenado pelo Sebrae, BID, PNUD e Câmara de Comércio de Milão, visando a possibilidade de parceria com o mercado internacional instalado na fronteira. Várias ações estão em fase de planejamento e devem ser realizadas no próximo ano, como rodadas de negócios voltadas para o comércio de calçados, confecção, artesanato, móveis de madeira e peças íntimas.

O Roteiro Turismo Sem Fronteira Brasil e Paraguai foi lançado em dezembro de 2006, com o objetivo de atrair mais turistas e aumentar a permanência deste turista na região. Para estruturar o roteiro, várias fases já foram cumpridas como o inventário dos atrativos turísticos, diagnóstico do setor, pesquisa do perfil e fluxo do turista, perfil do empresário, curso de condutor de visitantes, palestras informativa sobre o turismo rural, ecoturismo, história e cultura da região , além de qualidade no atendimento ao turista e oficina de comercialização do destino turístico. Desde que foi contratualizado, o projeto atendeu aproximadamente 100 empresários.

O projeto conta com parceiros importantes como Ministério da Integração Nacional do Brasil, Ministério da Indústria e Comércio do Paraguay, Governo do Estado de MS, Sebrae/MS, Sebrae Nacional, SENAC, Universidad Columbia del Paraguay, Municipalidad de Pedro Juan Caballero e Prefeitura de Ponta Porã, além de outros como as Faculdades instaladas em Ponta Porã FAP e FIP e empresários da cadeia produtiva do turismo, comércio de importados e empresas de entretenimento.

Não tinha como eu esquecer de divulgar o que dá certo aqui na minha terra, né?!
Não se esqueçam de apoiar o que é NOSSO!!!
VOTEM NO CRISTO!!!

Nenhum comentário: